30/11/2019

É preciso emagrecer para engravidar?

e-preciso-emagrecer-para-engravidar

Emagrecer para engravidar: por que é importante estar com o peso ideal para aumentar a fertilidade e manter uma gestação saudável?

Além de ajudar a engravidar mais rápido, a mulher no peso ideal obtém diversos outros benefícios para a sua saúde, já que está com o organismo saudável para receber o bebê. As chances de complicações na gravidez diminuem e as doenças crônicas na criança também apresentam risco reduzido.

Por isso, se você pretende ter filhos, leia o artigo completo para entender a melhor forma de preparar o organismo para engravidar.

Emagrecer para engravidar: quais são os benefícios?

Manter o peso ideal é fundamental para manter o corpo saudável. Mas, quando a mulher decide engravidar e, junto a isso, opta por emagrecer para obter uma gestação melhor, encontramos inúmeros benefícios durante o processo.

Além de evitar os problemas que a obesidade e o sobrepeso podem ocasionar à mãe e ao bebê, estar mais magra antes de engravidar proporciona maior conforto durante o período gestacional. Por exemplo, é possível evitar incômodos como:

  • sensação de cansaço;
  • dores nas costas e nas pernas;
  • diminuição do inchaço;
  • dificuldade para andar e respirar.

Outra questão muito importante é a melhora da sua autoestima. Em toda gestação, o ganho de peso é algo natural, mas algumas mulheres tendem a engordar excessivamente. 

Por isso, se antes de engravidar a mulher já emagrece e permanece em um peso ideal, consequentemente, o ganho de peso será menor e a recuperação do corpo, após a gravidez, se torna muito mais fácil. Vale lembrar que os extremos de peso – muito abaixo e muito acima do ideal – pioram a função ovariana em mulheres dificultando por vezes a gravidez.

Por que a obesidade é um problema para a gestação?

Quando a mulher é obesa, a fertilidade já tende a ser menor. De acordo com um estudo dinamarquês publicado na revista Human Reproduction, nas pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30, a concepção é muito mais demorada.

Da mesma forma, as pessoas com sobrepeso (IMC entre 26 e 30) também serão afetados quando o assunto é engravidar rapidamente.

Isso acontece, pois, o excesso de peso interfere na produção dos hormônios femininos e também da testosterona, o que acarreta muitas vezes em falta de ovulação.

Mas, ainda assim, quando há sucesso na gravidez de mães obesas ou com sobrepeso, é provável que venham outros problemas durante o período gestacional, além de interferir na saúde da criança. São eles:

  • a obesidade torna a gravidez muito mais complicada e com uma série de incômodos;
  • os bebês de mães obesas possuem maior risco de nascer com malformações;
  • as crianças de mães obesas têm chances aumentadas de se tornarem adultos obesos;
  • durante a gravidez, a mãe obesa é mais propensa a desenvolver hipertensão, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, além de haver um risco maior de hemorragia no pós-parto.

Dessa forma, se você deseja engravidar e quer se preparar para isso, entenda o que você pode fazer para uma gravidez mais saudável. 

Como preparar o organismo para engravidar?

Quando a mulher deseja se preparar antes de ter filhos, o ideal é que algumas medidas sejam incluídas no estilo de vida. Dentre as inúmeras recomendações feitas por um obstetra, está a realização de exames de sangue para detectar possíveis doenças que podem ser evitadas por vacinas.

Além disso, é fundamental que haja a suplementação de ácido fólico (vitaminas do complexo B), que ajudam a prevenir danos neurológicos na criança. Isso deve ser feito por algum tempo antes da gestação e também no primeiro trimestre da gravidez.

De qualquer forma, se deseja engravidar, procure um ginecologista, um obstetra e uma nutricionista, pois, esses profissionais irão te auxiliar a emagrecer antes de engravidar, além de indicar outras medidas necessárias para o sucesso de sua gravidez. 

Caso você tenha um diagnóstico de infertilidade, saiba como você ainda pode ter filhos por técnicas de reprodução assistida. Entre em contato que nossa equipe pode te auxiliar em todas as informações.

 

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dr. Jean Louis Maillard - Ginecologista - Diretor técnico médico - CRM-SC 9987 , CRM-RS 13107 e RQE 5605
Diretor Técnico Médico CRM-SC 9987 , CRM-RS 13107 e RQE 5605 Ginecologista Formado na Faculdade de Medicina da PUCRS em 1983. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital São Lucas da PUCRS. Precertopship de Histeroscopia com Dr. Jacques Hamou em 1986. Fellow nos Hospitais Tenon e Port Royal em Paris, nas áreas de laparoscopia […]

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude