Publicado em 04/02/2014 - Atualizado 26/07/2019

Deficiência de vitamina D na gestação após cirurgia bariátrica

deficiencia-de-vitamina-d-na-gestacao-apos-cirurgia-bariatrica

A grande maioria das pessoas que se submete à cirurgia bariátrica são mulheres, das quais metade estão em idade reprodutiva. A cirurgia tende a favorecer a capacidade reprodutiva, uma vez que restabelece alguns parâmetros hormonais previamente descontrolados pelo excesso de gordura, mas, por outro lado, promove algumas alterações nutricionais que podem vir a dificultar uma gestação posterior.

A principal alteração nutricional que ocorre após a cirurgia é a deficiência de vitaminas, como a vitamina D, que é uma substância essencial para o desenvolvimento do feto. A nossa principal fonte dessa vitamina é o Sol por meio da reação que ele promove em nossa pele. Também podemos obtê-la de alimentos, como peixes e frutos do mar, leite e derivados e gema de ovo.

Os nutrientes do bebê em formação são obtidos via alimentação materna e por isso a nutrição da gestante é tão importante. São feitas normalmente a reposição de ferro e a de ácido fólico, que são essenciais para o bebê. Alimentar-se 6 a 7 vezes por dia com refeições nutritivas fazem muito bem para ambos, pois a gestante deve se manter equilibrada para ser capaz de sustentar esse processo que perdura ainda na fase de amamentação.

Embora a deficiência de vitaminas seja um risco para o desenvolvimento do feto, a literatura científica ainda não foi capaz de fornecer dados suficientes sobre o tamanho do dano que a alteração nutricional após a cirurgia bariátrica poderia acarretar à gestante ou ao seu bebê. Os benefícios da cirurgia parecem superar os riscos teóricos de uma gestação com acompanhamento de pré-natal adequado.

*OBES SURG Vitamin D Deficiency in Pregnancy after Bariatric Surgery – REVIEWARTICLE – Marina Medeiros & Cláudia Saunders & Cristiane B. Chagas & Silvia E. Pereira & Carlos Saboya & Andréa Ramalho

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude