Como lidar com o fim de uma gestação que não deu certo

Publicado em: 6 de Janeiro de 2014

Como lidar com o fim de uma gestação que não deu certo

A gestação é um período de muita vulnerabilidade na vida da mulher. Tudo o que acontece com ela acontece também com o seu bebê e por isso deve haver muito cuidado em sua rotina, algumas vezes necessitando de mudanças drásticas em seu comportamento para que o feto não se exponha a substâncias que sabidamente lhe fazem mal, como o álcool e o cigarro.

Mesmo com todos os devidos cuidados, a gravidez pode se encerrar antes do esperado, resultando em um abortamento natural devido a alguma anormalidade que o feto possa ter desenvolvido. Lidar com esse acontecimento pode ser muito difícil, por isso é muito importante que a mulher conheça estratégias ou meios adequados para se fazer isso e seguir em frente.

Cada pessoa responde ao inesperado de forma diferente e tem o seu próprio tempo de luto, por isso é preciso identificar as mulheres que são de fato mais vulneráveis e fornecer a elas, principalmente, estratégias de enfrentamento. A ampla comunicação entre a paciente e seu médico também ajuda a melhorar a compreensão dos fatos do ponto de vista biológico.

No contexto do tratamento psicológico existem terapias que podem auxiliar pacientes que estejam vivenciando esse momento, como a Terapia Cognitivo Comportamental e a Terapia de Aceitação e Compromisso. Elas permitem que a mulher aprenda a lidar com os fatos da melhor forma possível, evoluindo desde o processo de aceitação até o momento em que adquire ferramentas para amenizar o seu sofrimento.

Junto do apoio da família, de amigos e principalmente do parceiro, é possível transformar uma fatalidade em um aprendizado e em mais um degrau no processo evolutivo individual.

Conteúdo atualizado em: 14 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: