A idade da primeira menstruação e a fertilidade

Publicado em: 22 de novembro de 2013

A idade da primeira menstruação e a fertilidade

Menarca é o nome dado ao evento na vida da mulher que corresponde à sua primeira menstruação e que, de modo prático, marca o início da sua potencial vida reprodutiva e da sua adolescência.

Esse evento acontece quando o seu sistema hormonal está amadurecido o suficiente para ser capaz de, mês a mês, permitir e promover a liberação de seus óvulos. Caso a ovulação não ocorra, um novo episódio menstrual se faz presente.

Mas qual seria a relação da fertilidade da mulher com a idade da sua primeira menstruação? Atualmente estuda-se a possibilidade de a idade em que acontece a menarca refletir a duração do período fértil na vida da mulher. Esse período compreende o tempo entre a menarca e a menopausa (representada pela seu último ciclo menstrual capaz de eliminar um óvulo que possa ser fecundado), que acontece quando a mulher não possui mais óvulos estocados em seus ovários em quantidade suficiente para estimular o seu ciclo reprodutivo como fazia até então.

O estoque de óvulos que a mulher possui é chamado de reserva folicular ou ovariana e parece ser essa reserva determinante sobre a idade de início da menstruação e, portanto, a duração da sua fertilidade. Mas ela não é a única que atua sobre esses aspectos da reprodução, pois a genética também tem um papel muito importante na programação desses eventos.

Para ilustrar esses conhecimentos, um artigo recentemente publicado na revista “Fertility and Sterility” mostrou que mulheres inférteis (e que apresentavam reserva ovariana diminuída) tinham em comum a história de primeiro episódio menstrual antes dos 13 anos de idade.

Assim, é importante ter em mente que são diversos os determinantes que atuam sobre a capacidade reprodutiva da mulher e que devem ser levados em consideração na hora do planejamento familiar.

Conteúdo atualizado em: 16 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: