O ciclo menstrual: como funciona?

O ciclo menstrual: como funciona?

ciclo menstrual representa o preparo do organismo feminino a uma possível gestação e, nas mulheres em idade fértil, ocorre periodicamente, a cada 28 dias, em média, com duração de 3 a 7 dias aproximadamente.

Segundo o Ministério da Saúde, o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, apresentando-se com um sangue vermelho vivo e podendo variar de acordo com sua intensidade.

Esse sangramento ocorre por meio da descamação do endométrio (membrana que reveste internamente o útero), a partir daí, a hipófise (glândula localizada no cérebro) começa a secretar o hormônio folículo-estimulante (FSH) em maior quantidade, fazendo com que se desenvolvam os folículos ovarianos (bolsas de líquido contendo os óvulos).

O ciclo menstrual: como funciona?

Enquanto crescem, esses folículos ovarianos produzem quantidades de estrogênio (hormônio sexual feminino) cada vez maiores. Esse hormônio é que prepara o endométrio para receber o embrião, se este for formado, e estimula a secreção da mucosa vaginal no período ovulatório, que costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual, geralmente quatorze dias após o sangramento.

Quando a concentração de estrogênio atinge o máximo, ocorre o pico de liberação do hormônio luteinizante pela hipófise, que precede em poucas horas a ovulação.

Logo depois da ovulação, o folículo se transforma numa estrutura denominada corpo lúteo e passa a fabricar, além do estrogênio, o hormônio progesterona, que prepara o endométrio para a implantação do embrião.

Se não ocorrer a implantação, a produção de progesterona e estrogênio pelo corpo lúteo cessa e se inicia outra menstruação. Há algumas formas de avaliar esse ciclo menstrual para identificar se está ocorrendo ovulação na mulher, bem como quando essa ocorre.

Como detectar a presença de ovulação?

ovulação é considerada o momento ideal do ciclo menstrual, onde a mulher tem a possibilidade de engravidar, ou seja, ela ocorre durante o período fértil feminino. Em vista disso, é muito comum ter dúvidas sobre o assunto, principalmente aquelas que têm o desejo de engravidar.

Por esse motivo, é muito importante conhecer o próprio corpo, além de observar o ciclo menstrual. Mulheres com um período menstrual regular conseguem calcular o período fértil, e existem muitos meios de detectar a presença da ovulação.

Entre eles, podemos citar:

O ciclo menstrual: como funciona?

Outro sinal que pode ser observado durante a ovulação é a dor pélvica acompanhada por uma distensão do abdômen. Já para detectar o exato momento em que a ovulação ocorre, existem diferentes métodos, entre eles:

  • identificar o período fértil por meio do exame da secreção vaginal que fica mais mucosa, viscosa, abundante e menos espessa com a secreção de estrogênio;
  • medir a concentração do hormônio luteinizante, para identificar o pico deste hormônio, que ocorre, aproximadamente, 36 horas antes da ovulação;
  • fazer ultrassonografia pélvica para identificar a presença de folículos periovulatórios.

De modo geral, mesmo tendo diversas opções para detectar a ovulação, é importante ter em mente que saber o dia exato da ovulação é algo bastante difícil, uma vez que nem toda mulher apresenta um ciclo menstrual regular.

Isso significa que mulheres com a menstruação desregulada não ovulam?

Elas ovulam sim, contudo, nesses casos é possível que elas tenham esse período ovulatório fora dos dias calculados. Por esse motivo, é fundamental fazer um acompanhamento médico, sendo a ultrassonografia uma das melhores opções para esse cenário.

Gostou do artigo? Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo o que preparamos para você! Siga também a Fecondare nas redes sociais (Instagram e Facebook), e acompanhe de perto todas as nossas atualizações!

Equipe Fecondare