Calculadora da Ovulação

Publicado em: 28 de Março de 2014

Calculadora da ovulação: aprenda a calcular o período fértil

Para usar a calculadora da ovulação, é necessário saber qual foi o primeiro dia em que a sua menstruação (ou a da sua parceira) ocorreu pela última vez para que seja possível calcular o período fértil. Parece confuso, mas lembrar o dia exato em que a menstruação aconteceu pela primeira vez no último ciclo é fundamental para fazer a conta de quando a ovulação irá ocorrer.

Outra informação sem a qual torna-se difícil fazer o cálculo é referente à duração média do ciclo menstrual. É mais difícil para os homens ter esse controle, já que a menstruação é algo da natureza feminina e eles não estão habituados a realizar esse acompanhamento.

Mas quando o relacionamento é estável e há interesse pela saúde da parceira, ainda mais se o casal está tentando engravidar, o companheiro(a) pode informar-se para ajudá-la a fazer esse cálculo.

Conhecer o período fértil é importante por diversos motivos:

  • a mulher tem controle sobre quando a menstruação virá, caso ela não utilize nenhum tipo de pílula anticoncepcional;
  • ao saber a data provável da ovulação, ela pode intensificar a proteção nas relações sexuais para evitar engravidar, caso não seja esse o seu desejo;
  • por conhecer seu período fértil, a mulher pode aumentar o número de vezes em que ela e o parceiro tem relações sexuais nesses dias, caso haja vontade de tornarem-se pais;
  • ao perceber atraso na vinda da menstruação, ela pode suspeitar mais facilmente a possibilidade de estar grávida;
  • a percepção do atraso na menstruação, sem motivo aparente, repetidas vezes, pode ser um indicativo de que a saúde reprodutiva precisa de atenção.

A questão, agora, é como fazer esse controle? Há uma forma bem simples e prática de saber qual é o período fértil. Basta um calendário, lápis ou caneta. Sempre que a menstruação ocorrer, marque no calendário quando foi o primeiro dia. No mês seguinte e no subsequente, proceda da mesma forma. Depois, conte quantos dias se passaram entre uma menstruação e outra e você saberá quantos dias duram o seu ciclo.

Para todas as mulheres, o período entre ovular e menstruar será de cerca de 14 dias. É por isto que uma mulher que tem ciclos de:

  • 26 dias, ovula no 12º dia;
  • 28 dias, ovula no 14º dia;
  • 30 dias, ovula no 16º dia.

Assim, você já pode marcar, no mesmo calendário, o dia em que estará ovulando, para planejar momentos de prazer com o parceiro.

O que é preciso para calcular o período fértil com a calculadora da ovulação

Basta informar o primeiro dia da sua última menstruação e a duração normal do seu ciclo (que pode ficar entre 20 e 45 dias) para calcular o período fértil. A calculadora vai lhe dizer os dias em que você estará mais fértil ao longo dos próximos seis meses.

ATENÇÃO: Essa calculadora fornece apenas datas aproximadas, e pressupõe que você tenha um ciclo menstrual regular. Se seus ciclos menstruais são irregulares, vai ser mais difícil você detectar o dia da ovulação só com base neste calendário.

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: