13/11/2015

Uso de notebook e comer amendoim podem influenciar a fertilidade masculina? Saiba o que é verdade ou não sobre esse assunto

uso-de-notebook-e-comer-amendoim-podem-influenciar-a-fertilidade-masculina-saiba-o-que-e-verdade-ou-nao-sobre-esse-assunto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil existam cerca de 280 mil casais com dificuldade para gerar um filho em algum momento durante a idade fértil. Os números mostram que a infertilidade é um problema vivido por 8% a 15% dos casais. Entre os casos de infertilidade os dados registram que 40% são por causas masculinas, outros 40% por causas femininas e nos outros 20% não é possível identificar as causas, porém, para a maioria dos casos existem tratamentos e as técnicas de reprodução assistida que permitem ao casal concretizar o sonho de serem pais.

A infertilidade é um assunto que ainda provoca dúvidas e alguns mitos e verdades envolvem o tema. Confira alguns desses temas:

  • Virilidade e fertilidade estão diretamente ligadas

Mito – Associar o conceito de infertilidade à impotência sexual é uma coisa comum, porém não tem ligação. Os testículos produzem a testosterona, que é o hormônio ligado à potência sexual. A infertilidade masculina está ligada a fatores como infecções não tratadas, varicocele, exposição a condições ambientais impróprias, traumas e outras razões diagnosticadas pela equipe médica de saúde reprodutiva. Uma coisa não está associada à outra.

  • Comer alimentos considerados afrodisíacos, como ovos de codorna, ostras e amendoim, aumentam a fertilidade

Mito – A sexualidade e a libido não têm relação nenhuma com a fertilidade, como explicado anteriormente, potência sexual é uma coisa, fertilidade é outra.

  • Ficar muito tempo com o notebook no colo afeta a fertilidade

Verdade – O calor gerado pelos computadores portáteis pode diminuir a qualidade e a quantidade de sêmen. Para que os espermatozoides cheguem ao útero, eles precisam ter suas características de movimento e forma preservados, e quando os computadores ficam aquecendo a região da cintura e dos órgãos sexuais do homem a produção de sêmen pode ser afetada.

  • Fumar afeta a qualidade do sêmen?

Verdade – A qualidade e a quantidade dos espermatozoides produzidos por fumantes ativos podem ser influenciadas por substâncias presentes no tabaco como a nicotina e o THC, e a circulação dessas substâncias no organismo causa prejuízo na capacidade reprodutiva.

Essas questões que provocam dúvidas estão relacionadas às causas externas e podem, ou não, influenciar na fertilidade masculina. Casos de infertilidade podem surgir até mesmo depois que o homem já teve algum filho, afinal, infecções mal tratadas, hábitos de vida e exposição à alguns tipos nocidos de substâncias químicas podem influenciar.

Se você está em dúvida em relação à sua saúde reprodutiva consulte um médico especializado, somente a realização de exames específicos e a conversa com o especialista poderá ajudar a descobrir o que pode estar atrapalhando na hora de consegui uma gestação de maneira natural.

Quer saber mais sobre as causas da infertilidade masculina? Baixe nosso e-book sobre esse tema e tire suas dúvidas, mas não deixe de consultar um médico, nada substitui a avaliação e experiência de um profissional em saúde reprodutiva.

https://fecondare.com.br/ebooks/infertilidade-masculina-causas-e-busca-por-solucoes/

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude