14/01/2020

Dicas de como aumentar a progesterona naturalmente

dicas-de-como-aumentar-a-progesterona-naturalmente

Você sabe como aumentar a progesterona naturalmente?

A progesterona é um hormônio feminino, que é produzido pelo ovário desde que a mulher atinge a puberdade e, consequentemente, inicia o seu ciclo menstrual. 

Durante a menstruação, a progesterona ativa as células responsáveis por revestir o útero, além de irrigar os vasos sanguíneos do endométrio, preparando o útero para receber o embrião.

Esse hormônio também é fundamental para preparar a mulher para engravidar, além de manter uma gestação saudável. Por isso, a progesterona ajuda a mulher a esperar a fecundação e promove uma gravidez com saúde, além de manter o ciclo menstrual em perfeito funcionamento regular.

No entanto, quando os níveis de progesterona caem, a mulher tende a diminuir também a sua fertilidade. Felizmente, existem formas naturais de aumentar os níveis de progesterona e, assim, evitar que a mulher fique em desequilíbrio hormonal. 

Leia o artigo e veja de que maneira você pode manter os níveis de progesterona equilibrados no organismo.

Saiba como aumentar a progesterona

Quando a mulher chega em torno dos 50 anos, aproximadamente, os níveis de progesterona caem consideravelmente, dando início à menopausa.

É importante considerar que a baixa progesterona não afeta somente o ciclo menstrual, mas também contribui para a aceleração do envelhecimento, já que reduz o colágeno e, consequentemente, a elasticidade da pele.

Além disso, a baixa de progesterona impede que a capacidade de criar novas células ósseas se mantenha em pleno funcionamento, o que também aumenta o risco de desenvolvimento da osteoporose. Por isso, é fundamental manter os níveis de progesterona normalizados, mas você sabe como fazer isso?

Quando os níveis de um hormônio estão inferiores à quantidade necessária para o funcionamento do organismo, o ideal é fazer uma reposição, não é mesmo?

Por isso, a partir desse diagnóstico, muitos ginecologistas indicam a terapia de reposição hormonal, que surte o efeito esperado na maioria das vezes. 

No entanto, em alguns casos, essa opção nem sempre é a mais eficaz, já que traz consigo muitos efeitos colaterais indesejáveis, que, inclusive, podem afetar a saúde da mulher. Entretanto, existem algumas formas simples de repor o hormônio naturalmente.

Aumentando a progesterona naturalmente

Algumas dicas podem ajudar a aumentar os níveis de progesterona naturalmente. Veja como é simples adotar esses hábitos, embora seja fundamental fazer um acompanhamento médico para incluí-los em sua rotina:

  • aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, como banana, salmão e bife de fígado;
  • usar o suplemento de magnésio;
  • incluir na dieta alimentos ricos em proteína;
  • fazer uso de chás, como orégano, tomilho e cúrcuma;
  • consumir folhas escuras, além de vegetais, frutas e legumes em geral.

Lembre-se que é importante procurar ajuda médica para tratar a progesterona baixa, pois apenas um especialista poderá te ajudar e avaliar seu caso com individualidade, considerando todos os aspectos de seus relatos.

Por que a baixa de progesterona deve ser tratada?

É muito importante tratar os níveis insuficientes de progesterona, para que o quadro não progrida para outros problemas, como, por exemplo a mudança dos caracteres sexuais secundários, como a mama e pelos pubianos, e a instabilidade dos ciclos menstruais.

Além disso, os níveis baixos de progesterona podem acarretar dificuldade para engravidar. Isso acontece, pois, a quantidade do hormônio é insuficiente para preparar o útero para a gravidez e, por isso, a mulher libera o óvulo fecundado pela menstruação.

Outra complicação se dá quando a mulher consegue engravidar, mas os níveis de progesterona começam a diminuir após a fecundação, desencadeando um risco de desenvolver uma gravidez ectópica ou passar por um abortamento.

Como saber que posso estar com a progesterona baixa?

É fundamental entender que a baixa de progesterona não está relacionada apenas ao período da menopausa. 

Por isso, quando a mulher notar alguns dos sintomas a seguir, é provável que esteja passando por uma insuficiência de progesterona. Fique atenta:

  • aumento de peso;
  • alteração repentina de humor;
  • baixa libido sexual;
  • dor de cabeça;
  • ondas de calor;
  • menstruação irregular.

Dessa forma, ao considerar algum desses sintomas, procure ajuda médica. Apenas um especialista poderá investigar a fundo para constatar a causa da progesterona baixa, além de emitir um diagnóstico seguro. 

Assim, a partir de um diagnóstico confiável, o profissional pode indicar um tratamento específico para repor o hormônio, com a introdução da dieta mencionada.

Gostou do artigo? Aproveite para acessar o blog da Fecondare e encontrar mais artigos sobre o tema.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: E-saúde

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude