Publicado em 28/01/2014

Como a cirurgia bariátrica prévia pode afetar o tratamento da infertilidade?

como-a-cirurgia-bariatrica-previa-pode-afetar-o-tratamento-da-infertilidade

A obesidade já foi associada a diversas doenças. Entre elas é importante citar o diabetes, a hipertensão, condições osteoarticulares, varizes, diersos tipos de câncer, dificuldades respiratórias e com o sono, doenças do fígado e da vesícula. Recentemente tem-se observado a influência do excesso de peso também sobre a capacidade reprodutiva, de modo que mulheres obesas tendem a ter mais dificuldade para engravidar.

O tratamento inicial da obesidade sempre envolve mudanças no estilo de vida que incluem alimentação saudável e atividade física. Também há tratamento cirúrgico, chamado cirurgia bariátrica, que é indicado para obesidade mórbida ou obesidade severa associada a outras condições que comprometem a saúde. O grau de obesidade é dado pelo índice de massa corporal (resultado da divisão do peso pela altura ao quadrado).

Seria esperada uma melhora na capacidade reprodutiva após o tratamento cirúrgico – como acontece após as mudanças no estilo de vida (alimentação, por exemplo) – mas o que se descobriu em uma recente pesquisa brasileira* é que a fertilidade pode ser negativamente afetada pela cirurgia bariátrica. Isso foi demonstrado devido a maior dificuldade para engravidar dessas pacientes por meio da reprodução assistida.

As mulheres submetidas à cirurgia apresentaram um menor número de folículos nos ovários (folículos são células que vivem nos ovários e que, com o decorrer dos ciclos reprodutivos, podem se tornar óvulos), um menor número de óvulos retirados para tratamento e menor índice de amadurecimento deles, isto é, os óvulos não chegavam ao estado de maturação que precisariam chegar para que conseguissem ser posteriormente fertilizados.

Desse modo, é muito importante realizar um planejamento familiar consciente, já que são inúmeras as condições que exercem influência sobre a capacidade reprodutiva da mulher e do homem. Algumas dificuldades podem ser contornadas. Uma conversa aberta com o parceiro e com o médico especialista deve ajudar na tomada da melhor decisão.

*Christofolini J, Bianco B, Santos G, Adami F, Christofolini D, Barbosa CP – Bariatric surgery influences the number and quality of oocytes in patients submitted to assisted reproduction techniques – Obesity (Silver Spring) – doi: 10.1002/oby.20590

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude