01/03/2020

Calculadora da idade gestacional

calculadora-da-idade-gestacional

A calculadora da gestação é um método muito eficaz para descobrir a data mais próxima para o nascimento do bebê

Ouça este conteúdo:

Por isso, é importante que toda mãe esteja atenta a esse cálculo, para que se prepare, da melhor forma possível, para a chegada do novo integrante da família.

Conheça a calculadora gestacional

Para utilizar a calculadora da gestação, é importante entender como é feito o cálculo da idade gestacional.  

Primeiramente, é importante compreender que o tempo de gestação é medido por semanas pelo obstetra e, dessa forma, é fundamental que a mulher se habitue a também fazer a contagem dessa forma.

É fundamental orientar que esse tipo de marcação de tempo foi estabelecido em decorrência da rapidez em que acontecem as transformações no organismo da mãe e do bebê durante a gestação.

Além disso, ao contar o período da gestação por semanas, as mulheres ficam mais sintonizadas com o período lunar, de 28 dias ou quatro semanas. Vale lembrar também que a gestação é dividida em três trimestres.

Como calcular o período gestacional?

A melhor forma de calcular o tempo da gravidez é a partir da data da concepção. No entanto, como essa tarefa é bastante complexa e confusa, principalmente se houve mais de uma relação sexual no mês em que ocorreu a fecundação, foi decidido fazer os cálculos segundo aproximações.

Vamos entender agora como descobrir a probabilidade para o primeiro dia da gravidez e a data do parto:

Descobrindo o primeiro dia da gravidez

Pela dificuldade exata em descobrir o dia exato da fecundação, é aconselhado identificar o primeiro dia da última menstruação como o primeiro dia da gestação.

Assim sendo, a idade gestacional é calculada pressupondo que a concepção ocorreu cerca de 14 dias após o início da menstruação, já que essa seria a média para o período fértil. 

Embora não seja completamente preciso, a pequena margem de erro é desconsiderada, sendo válido esse método para a grande maioria das gestantes.

E quando a mulher não se lembra do dia da última menstruação?

Quando isso acontece, a ultrassonografia transvaginal pode ajudar a estimar o tempo provável da gravidez, já que o embrião já pode ser identificado após a quinta semana de gestação.

Como até as primeiras 20 semanas os fetos possuem o mesmo tamanho, aproximadamente, as medidas padrões auxiliam na descoberta da idade gestacional. No entanto, após esse período, é menos assertivo identificar o tempo de gestação.

A data mais provável para o parto

Na maioria dos casos, os bebês nascem por volta da 40ª semana de gravidez. Por isso, é provável que o obstetra defina a data prevista para o parto contando 40 semanas após a data da última menstruação, que define o primeiro dia da gravidez.

Por isso, caso a gestante tenha uma data provável para o parto, estimada pelo primeiro exame de ultrassom, é importante manter-se atenta a esse dia. 

Lembre-se que preferencialmente, deve-se utilizar o primeiro exame de ultrassom realizado na gestação para os melhores resultados, já que quanto mais precoce o teste é feito, menor é a margem de erro.

E quando ambas as datas são desconhecidas?

Caso você não saiba qual foi a data da última menstruação e nem a data provável do parto, poderá utilizar os dados obtidos em um exame anterior.

Neste caso, é necessário saber a data em que foi realizado o ultrassom e a idade gestacional estimada naquele período pelo especialista. Da mesma maneira, deve-se utilizar o primeiro exame realizado na gestação, devido à menor margem de erro nos exames precoces.

Lembre-se que essa calculadora é apenas uma simulação que oferece datas aproximadas da idade gestacional. Para compreender mais sobre esse tema, converse com o seu obstetra e tire todas as suas dúvidas.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: E-saúde

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude